Lição 05 - Rhema: A Palavra falada


  Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”.Hebreus 1:1-3


      Desde a criação do mundo Deus tem se revelado ao homem através de Sua Palavra. O Senhor tem cuidado para tudo se cumpra. Em Jeremias 1 podemos ler a visão do profeta, onde o mesmo vê uma vara de amendoeira e a resposta do Senhor foi “Velo pela minha Palavra para que tudo se cumpra”.
     No Jardim do Éden, a Palavra do Senhor se manifestou à Adão através de uma ordem: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerásGenesis 2.17. No início da história de Israel, a Palavra do Senhor se manifestou através da Lei, da Torah. Ao longo da história, a Palavra se manifestou através da boca dos sacerdotes e profetas.
       Em João 1.1, lemos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Este texto expõe Jesus Cristo como o verbo (a Palavra), enfatizando nos versículos posteriores Sua eternidade, Sua pré-existência. A Palavra, Logos (Original do texto em grego), já existia antes que tudo fosse formado. É possível analisarmos alguns fatos referentes a este texto:

1. O “Verbo” (Logos) utilizado pelo Evangelista João que dizer “Manifestação de Deus”.
2. João nos revela um Jesus que é a MANIFESTAÇÃO do próprio Deus. Jesus é a Palavra de Deus revelada a nós.
3. Jesus veio para vivificar a Palavra de Deus em nós. “vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra”. Salmos 119.107.
4. A Palavra é dinâmica e não estática. João 1.3 diz “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Ou seja, a Palavra tem poder.

      Agora, analisando os pressupostos acima, entendemos que a Palavra de Deus tem que estar VIVA DENTRO EM NÓS. A Palavra de Deus deve ser meditada e praticada por nós:

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1.2.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Salmos 119.11.

Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra”. Salmos 119.67.

        Para não perdermos o fio da meada, estudamos as características e as propriedades da Palavra de Deus. Gostaria de chamar a atenção referente a uma característica que abordaremos agora e que será o ponto central de nosso estudo: A Palavra de Deus deve ser PRONUNCIADA, RECITADA pelos nossos lábios.
        Uma vez compreendido que na Palavra há poder, que a Palavra é dinâmica, que a Palavra se move e que a Palavra tem autoridade; remetemo-nos a ideia de que uma vez pronunciada por nós, ela é trazida a existência. Romanos 4.17 nos diz: “(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem”. Perceba que a Palavra de Paulo em Romanos diz que Deus chama coisas à existência.
       Quando você determina e anuncia a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, que é dinâmica, que tem poder, você está chamando à existência aquilo que você está falando. Você está trazendo vida. A palavra grega RHEMA, significa isto! Palavra falada! Palavra pronunciada, palavra dita!
       Acontece que em meio às lutas diárias, os nossos lábios são usados para murmurar, para reclamar e muitas vezes até amaldiçoar. Esquecemos que temos o poder e a autoridade de transformar a destruição e o caos em bênção e em vida! Em Marcos 11.23 está escrito: “... qualquer que DISSER a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se FARÁ AQUILO QUE SE DIZ, tudo o que DISSER LHE SERÁ FEITO”. Jesus estava demonstrando o poder e a autoridade que é contida na Palavra. Personagens bíblicos também provaram do poder que existe na Palavra:

1. “Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso”. Ezequiel 37.7. Em sua experiência, Ezequiel recebeu uma ordem do Senhor para profetizar, para declarar vida sob o vale de ossos secos. À medida que Ezequiel profetizava, os ossos adquiriam vida, até que se formou um exercito numeroso.
2. “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede”. Lucas 5.5-6. Ou seja, Pedro estava dizendo a Jesus: “Eu não creio que haja peixes, mas vou lançar as redes porque o Senhor deu a ordem”. Após uma noite exaustiva de trabalho, Pedro não acreditava que houvesse peixes naquele local, mas porque Jesus ordenou Pedro obedeceu à Palavra do mestre e fez a uma grande pescaria. Às vezes é necessário confessarmos também ao Senhor as nossas fraquezas, a nossa falta de fé. É necessário dizermos: “Eu não creio que vá acontecer nada, mas porque o Senhor deu a ordem eu obedeço”.
3. “Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”. Lucas 1.38. Após receber o aviso do anjo sob a concepção de Jesus, Maria confirmou a palavra liberada sob o mesmo, declarando que tais Palavras iram se cumprir nela. O resultado você já conhece!
4. “E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar”. Mateus 8.8-9. Esta é a passagem do homem que consegui “tirar o fôlego” de Jesus, que ao prontamente se dispor a atender seu criado que se encontrava enfermo, ouvi do centurião a maior demonstração de fé de toda a Bíblia Sagrada: “Não é necessário ir até lá! Basta dizer apenas UMA PALAVRA”. Este homem conseguiu surpreender Jesus e o seu criado ficou imediatamente são.

      Você consegue entender a dimensão espiritual de se utilizar a declaração da Palavra? Você consegue observar os frutos colhidos pelos exemplos que citamos nesta ministração? Você durante alguns meses tem jejuado todas as segundas-feiras. Porque o propósito acabou, não significa que o milagre não vai mais acontecer. Creia, tome posse, busque, declare, determine, profetize, use a Palavra.
       Que Deus te abençoe.