Lição 02 - Autoridade Espiritual


"E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder [poder e autoridade] sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.... E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte."
(Lucas 9.1-2,6)


INTRODUÇÃO

      As palavras de Jesus são impressionantes quando aceitas como foram faladas. Elas são claras e poderosas.

"E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade." (Lucas 4.32)

     Como é grande o desafio de aceitarmos Suas palavras exatamente como Ele as falou e começarmos a desempenhar o ministério como Ele ordenou!

PODER CONCEDIDO AO CRISTÃO

      Sempre dizemos a todos que não olhem para nós, prometendo-lhes somente desapontamento se esperarem receber benefício de nós. Dizemo-lhes que não temos coisa alguma.
      Pedro falava diferente de nós.
      Nós dizemos: "Não olhem para nós, porque não temos nada".
      Mas Pedro disse: "Olha para nós (...) o que tenho, isso te dou." (Atos 3:4,6)

- É possível que isso explique a diferença nos resultados?

       Depois que Pedro disse ao coxo para levantar-se  e caminhar em Nome de Jesus, explicou que era o poder de Cristo ressurreto que operava o milagre:
"Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo." (Atos 3.12-13)
        No entanto, esse poder estava em Pedro, e ele é prometido a cada cristão conforme Atos 2.39:

"Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor nosso Deus chamar."
      As pessoas, hoje, acham que Pedro fez bem em dizer: "Olha para nós"; mas, se disséssemos o mesmo, seria blasfêmia. O fato é que os cristãos de hoje têm o mesmo poder e autoridade que Pedro tinha.
     Todos os que crêem podem fazer as mesmas coisas que os cristãos faziam ao concretizarem as palavras da comissão de Jesus.
      Se estivermos plenos desse poder, também poderemos dizer: "O que tenho, isso te dou", e ver os enfermos e coxos restaurados.
       Herodes ouvia falar das obras dos doze discípulos e de seu ministério. Convicto de seus pecados por haver decapitado João Batista, estava em dúvida, porque alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; e outros que Elias tinha aparecido; e outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado:

"Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos; outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou." (Lucas 9.7-8)

     Não um profeta ressuscitado, mas somente simples pescadores.
      Não foi Moisés quem fez essas coisas. Elias não havia reaparecido. João, que Herodes havia degolado, não ressuscitara dos mortos. Era Pedro, o pescador, um dos discípulos do Senhor Jesus Cristo.
      As pessoas, atualmente, são como Herodes naquele tempo. Pensam em grandes homens de Deus ou santos especiais que andaram com Deus e foram usadas por Deus em épocas passadas e devaneiam: "Se um desses ressuscitasse da morte, poderíamos ver grandes coisas".
      Deus usou pessoas em outras gerações, mas hoje é o seu tempo. Agora, Ele quer usar você, pois é um cristão.

"Estes sinais seguirão aos que crerem" (Marcos 16.17)

      Isto inclui VOCÊ.
      Você diz: "Eu sou tão pequeno e fraco". No entanto, Deus usa pessoas assim.
      Moisés disse isso: "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (Êxodo 3.11); "Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu" (Êxodo 4.1); "Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua" (Êxodo 4.10).
       Isaías disse isso: "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!" (Isaías 6.5)
       Jeremias disse isso: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino" (Jeremias 1.6)
       Como você vê, isso dá a Deus a oportunidade de escolher as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (I Coríntios 1:27).

VOCÊ PODE SER UM VENCEDOR!

        Cristão, você pode fazer tudo o que Deus ou Seu Filho, Jesus, autoriza. Se Jesus afirmou: "Imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão", é exatamente isso que acontecerá quando você impuser as mãos sobre os enfermos, confiando que Deus cumprirá Sua Palavra.
       Se Jesus declarou: Em meu nome expulsarão demônios, e nos deu autoridade sobre todos os demônios, como a Bíblia afirma, então, ao ordenar que um demônio saia de um endemoninhado, o espírito terá de obedecer-lhe, se você crer e esperar que Deus cumpra Sua Palavra.
      Se Jesus queria dizer alguma coisa, Ele queria dizer o que disse.
      Se a Palavra de Deus significa alguma coisa, Ela significa o que diz: Deus fará o que Ele diz, e nós podemos fazer o que Deus nos outorga.

- DIGA "Eu posso"; NÃO DIGA  "Eu não posso".

      Você nunca crescerá espiritualmente confessando o que não pode fazer.
      Aprenda a declarar o que pode de acordo com o que Deus disse em Sua Palavra, e você começará a crescer espiritualmente.
      Paulo diz: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4.13)
      Paulo nunca falou do que não podia fazer, mas falava do que podia.

Creia: que você pode fazer tudo o que Deus diz.
Creia: que você é o que Deus afirma que você é.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8.37)