Lição 01 - A Fé: um estudo introdutório


“Porque andamos por fé, e não por vista”. II Coríntios 05:07

     Hebreus 11:01, define por FÉ “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.  Em outras palavras, a fé é convicção de que vamos receber aquilo que estamos esperando e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
     O que Deus quis ministrar a igreja de Corinto e a todos os cristãos, através da vida de Paulo, é que nós devemos pautar nossa vida sobre as coisas espirituais, sobre as coisas que nós não vemos, mas que temos a convicção que existe, e que vamos recebê-las, e não naquilo que podemos ver, ou seja, nas circunstâncias.
     Para que você possa compreender claramente a concepção de fé que o escritor de Hebreus define e que Paulo aplica a sua vida e ensina a igreja de Corinto, quero dar um exemplo bastante simples: O SEU SALÁRIO.
     Você trabalha o mês inteiro, se programa e quando você faz uma compra a prazo e a pessoa pergunta a data do pagamento, você informa o dia em que você receberá seu salário. Você faz compras, programa pagamentos de cheques e cartões, e trabalha com sua vida pautada em seu salário: Algo que você não vê, mas que você tem a convicção de que no determinado dia estará em sua conta e você o pegará! Esta uma prova de que existe algo que de imediato você não pode ver, ou seja, o seu salário!
    Assim é a FÉ! Você trabalha em prol de seu salário, crendo veementemente que no determinado dia você o verá. Ou seja, como diz Paulo, você “anda por Fé e não por vista”. Agora imagine o oposto: Imagine se você olhasse para as circunstâncias. “Não estou vendo dinheiro – Não acredito que irei recebê-lo no dia tal”. O que aconteceria amado? Você com certeza não trabalharia! E por conseqüência, não haveria colheita!
      Por isso que Paulo diz que andamos por fé e não por vista. Porque se você olhar para as circunstâncias, você irá parar de produzir, parar de lutar, parar de andar, porque você não está vendo resultado algum e sua fé será abalada pelo fato de você parar e pensar, nem que seja por um minuto, que possivelmente você está lutando a toa, que possivelmente não vai acontecer nada, que possivelmente você está semeando em vão.
      Muitas vezes, nós oramos, buscamos a Deus, pedimos e pautamos nossa vida no imediato! Queremos as coisas para ontem! E quando nós olhamos para as circunstâncias e não vemos resultados IMEDIATOS, desanimamos e nossa fé é enfraquecida. Muitas vezes, no momento em que Deus escolheu para te dar sua vitória, você desanimou, parou de semear e perdeu a fé! Daí, nas vésperas da bênção, você a perde!
      Não importa que as circunstâncias mostrem o contrário, não importa se ao seu redor só existe deserto, não importa quantos secretários satanás levante para dizer que você não vai conseguir, não importa se as pessoas já preparam flores para sua sepultura. Confie apenas em Deus! Pois é do Senhor que virá o seu socorro, no momento certo.

Por: Fábio Luiz de Souza